Head Coach: Importância Da Experiência

Experiência e Kilometragem rodada são fatores muito importantes para um Head Coach.

Um técnico está sempre ameaçado de ser demitido caso perca um jogo inesperado e inaceitável pela direção do clube, especialmente no exterior.

Dirigir uma equipe e tomar decisões durante um jogo, sob esta ameaça, traz bastante amadurecimento, força o técnico a dirigir e a preparar a sua equipe da maneira mais eficiente possível, pois não há espaço para o fracasso. Derrota é sinônimo de Demissão!

Durante os 30 anos militando no exterior, aprendi que eu “amo mais não perder do que ganhar”.

Quando você perde é um desastre! Tudo é questionado! O trabalho do técnico é colocado em xeque! As Vezes XEQUE-MATE!

Acredito que a qualidade e o equilíbrio da competição são, também, fatores muito importantes, para o aprimoramento das técnicas de direção e administração do Técnico.

Um técnico que dirige uma equipe que ganha todos os jogos de 10 ou mais pontos, e que só tem um jogo duro durante a temporada, não está adquirindo o “know-how” igual ao de um técnico de uma equipe que participa de uma competição mais equilibrada e mais competitiva.

Dirigir uma equipe contra adversários de igual ou melhor categoria, em competições de alto-nível, onde os jogos são decididos nos segundos finais, faz com que o técnico aprimore a sua filosofia de jogo, o seu “timing” nos pedidos de tempo, como também nas substituições e mudanças táticas durante o jogo.

A duração da temporada e o número de jogos dirigidos por ano, são, também, fatores muito importantes para a formação de um “técnico” experiente.

Dirigir uma seleção nacional no exterior é, também, uma oportunidade Única! Para tal, o técnico precisa do amadurecimento necessário para poder COMANDAR e dirigir, de uma forma eficiente fora e dentro da quadra.

Dirigir “craques” de seleção demanda um comportamento que só os técnicos com experiência possuem, pois a pressão é bastante grande tanto para os resultados quanto para decidir quem joga ou não!

O Brasil possui jogadores que atuam na NBA. Para tal, é necessário que os técnicos de seleção, adotem métodos de treinamentos, demonstrem conhecimento e know-how similares aos que os jogadores estão acostumados no exterior.

Ou seja, os treinos e os métodos de direção tem que estar a um nível similar aos que estes atletas estão acostumados tanto dentro quanto fora da quadra.

Na NBA e na NCAA Div.1, os técnicos são “head Coaches” acostumados as pressões relacionadas a posição e possuem um comportamento professional distinto adquirido durante as suas carreiras quando atingiram o “amadurecimento” para assumirem tal responsabilidade.

Nos EUA e em outros países, observei que quando um técnico é mais jovem, este, geralmente, convida técnicos mais experientes para fazerem parte da comissão técnica .

Isto é um procedimento normal na formação de muitas comissões técnicas tanto na NBA quanto no basquetebol universitário Americano.

O comportamento e a liderança do técnico dentro e fora da quadra durante os treinamentos e jogos tambem influenciarão na performance da equipe.

Comandar uma equipe em uma competição internacional, representando o país, e necessitando de vitórias para classificação para um Mundial ou Olimpíada, onde o resultado final depende das decisões do técnico durante a competição, e em algumas vezes durante os segundos finais de um jogo demandam “experiência” e “kilometragem rodada”.

Isto só acontece com o tempo e com experiências vividas dentro das quadras em competições de nivel!

Um Head Coach, especialmente de uma seleção nacional, tem que possuir um “Phd” de experiências “de qualidade” vividas na quadra e ESTUDO “com acesso a informação”.

Este não terá condições de dirigir uma Seleção e GANHAR apenas com um grau de Bacharelado! E para tal, é necessário tempo e Kilometragem rodada, ou seja um Phd!

Walter Carvalho é Consultor Tecnico para o basquetebol e Diretor da WA Sports Consultants com sede no Alabama, EUA.

Para conhecer mais sobre os nossos servicos de consultoria técnica entre em contato.

http://www.wasportsconsulting.com